O QUE O REGISTRO DE MARCA?
- Bruno Rafael
- 15 de fev. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 2 de nov. de 2023

O registro de marca é nada mais, nada menos, do que o direito de usufruir de uma marca em todo território nacional. Sim, isso é o básico, no entanto, a importância vai além desse simples resumo. Como se dar propriamente dito o Registro de Marca? Ele é feito pelo o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), vinculado ao Governo Federal, órgão competente para analisar e deferir ou indeferir seu pedido de registro.
O registro da marca, garante não só o uso próprio da marca, no entanto, garante que outras pessoas não utilizem a marca ou alguma marca parecida, no todo ou em parte, que possa causar confusão no mesmo ramo de atividade da sua empresa. Por isso, sempre antes de abrir uma empresa é necessário que um profissional habilitado seja consultado, para que se utilize da pesquisa de viabilidade de registro da sua marca, garantindo que não venha a possuir nenhuma dor de cabeça no futuro.
Muitas pessoas se perguntam, o por quê do registro logo no início da atividade empresarial é bem simples, garante menos/ou nenhuma dor de cabeça no futuro. Este momento requer bastante atenção. Imagina você construir sua marca, seu produto/serviço é excelente, as pessoas começam a te contratar, seu negócio começa a ter notoriedade e após uns três anos de crescimento a verdadeira dona da sua marca, bate na sua porta e te dar um aviso para parar de utilizar a marca registrada?
Pensou? Agora, imagina você ter que remover tudo isso em apenas 15 dias. Tudo mesmo tá? Desde a sua marca das redes sociais, fardamentos de funcionários, banner, fachada e etc. Pensou nos transtornos que a falta de registro pode causar? Sem falar dos danos causados ao proprietário da marca registrada, causando um processo judicial longo, caro e que pode até falir sua empresa, a mesma que estava em crescimento vertical.
O processo de registro de marca não é nada caro, afinal de contas, pense em uma marca de grande porte que venha a sua cabeça neste momento. Você acredita que ela vale quanto no mercado atual? Por qual valor acha que vale a empresa que você pensou? Você a compraria se tivesse poder aquisitivo para tanto? Agora imagine a sua marca ser do tamanho dela ou ainda maior, quanto valeria? Mas, tenha certeza absoluta que está empresa que você pensou já foi pequena, possui registro e é a única que pode utilizar seu nome no mercado.
Mas afinal de contas, descobriu o real motivo pelo o qual deve registrar sua marca?
Espero ter ajudado!
Caso queira saber mais, entra em contato conosco, marcaremos uma reunião online ou presencial e retiramos todas as suas dúvidas, será uma honra transformar sua marca, ou podemos dizer sonho, em realidade.
Comentários